quarta-feira, 21 de março de 2012

Croquis - Casino da Pampulha (Museu de Arte da Pampulha)

 Esse é o resultado material da viagem do dia 19.03.2012, ao Casino da Pampulha (Museu de Arte da Pampulha) de Oscar Niemeyer e com os jardins de Roberto Burle Marx. O publicado é a seleção de uma série de quatro croquis, sendo que três deles foram realizados da vista externa do museu, e um da vista interna do auditório.

  Este primeiro foi realizado à lápis sobre uma folha de papel linho gramatura 90 amarelado. A única ediçaõ feita foi o recorte das bordas excessivas no photoshop.
 A idéia de ter pego este ponto foi principalmente a questão dos pilares de fora continuarem visivelmente dentro da contrução (mesmo que com acabamento diferente), e da relação da galeria com o auditório, visto mais ao fundo, desse ponto de vista.


 Já esse croqui, realizado com os mesmos materiais do último, tem como propósito representar o prédio do auditório e seu pilotis (representando a parte em vidro e metal à volta dele apenas com traços bem leves, meramente perceptíveis), e a questão da forma usada no local. Além disso, uma parte do espaço semi-aberto na entrada do auditório foi representada (embora não tivesse sido o objetivo principal, naturalmente).


 Esse croqui já utiliza-se de um papel diferente do último (porém, dos mesmos lápis): papel debret gramatura 200. As edições foram a retirada da borda excessiva e um pequeno aumento no contraste (caso contrário seria um custo tremendo ver o que estava desenhado), ambas feitas no photoshop. A intenção foi retratar a relação das linhas retas com as linhas curvas no lado esquerdo da fachada (considero aqui fachada como o que dá frente à rua) do museu. Também pretendo mostrar o efeito que a transparência do vidro causa (o que é observável ao centro do croqui).


 Por fim, esse croqui do interior do auditório (em papel sufite gramatura 180, e com o uso de lápis), que visa trabalhar com a questão da perspectiva circular (ou ao menos tentar trabalhar) e com uma série de outros detalhes, como as placas para a acústica ao redor da sala, e o posicionamento radial das cadeiras e dos pilares. Fora isso, outra coisa que me chamou a atenção foi o palco curvo, que é incomum (digo, a maioria é reta, até mesmo em algumas outras obras do Niemeyer, como o auditório do Ibirapuera em São Paulo) porém "reflete" a forma da sala.
 Todos os croquis foram feitos dia 19.03.2012, no museu de arte da pampulha.

 Davi Camisassa

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