domingo, 11 de março de 2012

Primeiro Trabalho - Idéias, Execução, e Resultados.

 Primeiramente, gostaria de deixar uma nota sobre a apresentação deste trabalho. O modelo de apresentação que achei que melhor se adequava é a apresentação em paralelo as idéias e a execução, uma vez cada idéia gera uma característica da obra, e após isso, as imagens apresentando a foto original, uma das etapas de confecção, e por fim, o resultado final.

 Então, seguindo a sugestão dos professores, eu procurei conversar com o Vítor, colega com qual agrupei para realizar esse "experimento", e descobrir não só o que ele gosta, mas também traços da personalidade dele.
 Meu primeiro passo, e o que fica pra mim mais marcante tanto no resultado final quanto na própria personalidade do Vitor, é a maneira que eu senti que seus pensamentos se organizavam: de forma linear, quase matemática (diga-se de passagem que ele me relatou gostar muito de fazer desenhos utilizando réguas e compassos, tudo na proporção certa), e ao mesmo tempo de uma maneira leve, que não recorda de modo algum o sistematismo caracterísco de pessoas com tal maneira de pensar. Eis que me ocorre de realizar um degradée da parte de baixo (o corpo, físico, material), para a parte de cima, tendendo à um branco azulado, representando as idéias, flúidas, e ao mesmo tempo, decompor os traços faciais dele em formas básicas (círculos, linhas, quadrados...), o que representaria essa forma de pensar. Todavia, vendo que no Photoshop eu não teria os recursos necessários para fazer isso de forma mais prática (já que "desenhar" não é bem a finalidade do programa), ocorreu a idéia de utilizar um estudo de anatomia realizado por Leonardo da Vinci para representar esse jeito de pensar, e usa-lo em sobreposição à face do Vitor, usando como plano de fundo a própria textura do papel, já que é geralmente nele onde se expressa as idéias.
 Feito isso, parti para uma segunda etapa, que era representar alguma característica material marcante, que para mim foi o fato dele gostar muito de colares e pulseiras, chegando a confeccioná-las. O que eu fiz para dar um realce foi deixar a pulseira e o colar mais brilhante, e mais "volumosa", por deixando os pontos claros mais claros, e os escuros mais escuros. Em adição à essa utilização de uma alteração nos claros e escuros, procurei dividir também a imagem em dois polos, o infeior esquerdo (mais escuro), e o superior direito (mais claro), por uma simples razão de "equilíbrio" da composição. Além disso, utilizando as ferramentas Dodge, Burn e Sponge, procurei dar mais volume à cabeça do estudo de anatomia (digo, do Vítor!), por escurecendo, clareando e "descolorindo".
 A ultima etapa foi realizada manualmente (com a permissão por e-mail da professora Carmen), e incluiu o uso de lapis e caneta nanquim, e pode ser dividida em duas sub-fases:
 A primeira, que procurou enfatizar o anteriormente estabelecido, pela utilização do uso de régua e compasso (nas figuras geométricas da parte superior da figura, visando mais a primeira idéia, que é quanto ao modo de pensar), e o uso de lápis colorido para aumentar um pouco a profundidade do desenho e para resolver a questão da blusa na foto, que saiu um pouco descolorida.
 Já a segunda, que foi a adição de uma nova idéia que levou a um novo elemento, que diz respeito à ultima viagem do Vitor, que me pareceu que o marcou muito (naturalmente, esse tipo de coisa muda muito nossa maneira de ver as coisas), na qual ele conheceu Machu Picchu e creio que se interessou um pouco na cultura Inca. Tentando achar algo que unisse a idéia "geométrica" à questão inca, só consegui ter uma visão na cabeça, que foram as linhas de Nazca (para quem não sabe, enormes desenhos geométricos realizados pelos incas, que incluem uma aranha, um beija flor, um pássaro, um pelicano, uma baleia... enfim, várias coisas, além de linhas regulares), portanto, fiz um desenho de um desses pássaros de Nazca "atrás" dele, com linhas que seguem um certo padrão de degradée do preto ao amarelo escuro, sendo o mais escuro próximo do canto inferior esquerdo e o mais claro para o canto superior direito (também por uma razão meramente estética), mas usei um angulo de algo próximo de 50 graus com a vertical, "apontando" o bico da ave para o canto superior esquerdo, assim quebrando um pouco da rigidez gerada por essa "polarização" da tela.
 Ja a terceira sub etapa, era algo que eu estava de certa forma tentando ver se conseguia realizar, até nas idéias prévias à esse "resultado", e consiste apenas em notar um aspecto que eu julgo como importante no Vitor: a rede.
 Bom, isso merece mais de um parágrafo para ser explicado. O esporte favorito dele é o Volleyball, cujo traço talvez mais marcante e mais definidor do esporte seja a rede, mas já no plano mais conceitual, pelo que vi, as origens dele são de vários "cantos" do Brasil, e mais do que isso, são suas influencias, o que constitui de certa forma uma rede.
 A representação dessa rede, que era algo que eu estava relativamente triste por ter que deixar de fora, eu acabei notando presente em uma outra forma, não executada, mas conceitual. Por mais diversos aspectos da personalidade dele, eu acredito que consegui de certa forma formar uma pequena rede (acho que talvez nem possa chamar assim, pois são tão poucos traços dentre tantos!) que de certa forma, passa o início de uma idéia de quem ou o que é Vitor Castello Branco Bonfim.

Dados adicionais: o trabalho foi realizado por mim, Davi Camisassa, iniciado no dia 9.3.2012, no laboratório Radaméz da EA UFMG, para o Atelier integrado de Arquitetura, do primeiro semestre de 2012, e com a ajuda dos monitores, do Pedro Cruz e do Gabriel Nardelli, que me deram uma forcinha aí me apresentando as ferramentas do photoshop e me dando idéias de como solucionar os problemas encontrados com aquelas ferramentas. Terminado em 11.3.2012, aproximadamente às 15h. As imagens foram colocadas pelo Picasa Web Album, por que (por alguma razão transcendental) não foi possível fazer o upload para o blogger.




 Recordando a ordem: a primeira é a original, a segunda é a imagem logo antes da impressão para ser alterada manualmente, e já a terceira é o resultado final, que após ter passado por um scanner, teve como única alteração a remoção das bordas brancas geradas na impressão, que causou infelizmente uma leve distorção nas cores, principamente da pele.

 Davi Camisassa.

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